Pedidos sob encomenda! Nossos dias de entrega são: terças, quartas e sextas em toda a Zona Sul; terças-feiras na Barra, Tijuca, Centro e Santa Teresa.

Blog da padaria O Pão

Grão nosso de cada dia - parte 1

Grão nosso de cada dia

Os grãos integrais são cada vez mais recomendados pelos especialistas para se obter uma alimentação equilibrada e saudável. Além de serem fontes de fibras, vitaminas e minerais, os diversos grãos e cereais possuem propriedades que ajudam a prevenir diversas doenças, entre elas o diabetes, a obesidade e as doenças cardíacas.

Alguns desses grãos são usados na produção dos pães integrais de O Pão. Descubra quais são os benefícios que essas sementes podem trazer para o funcionamento do seu organismo.

Trigo

O trigo é a estrela de O Pão! Todos os nossos pães são produzidos com farinha de trigo branca ou integral. O trigo é base da alimentação de povos em todo o planeta. É rico em fibras (farinha integral), carboidratos, vitaminas e sais minerais.

O grão de trigo é composto de casca, rica em vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras; amêndoa, fonte de amido; e germe, composto de proteínas e gordura.

Os grãos integrais não passam pelo processo de refinamento, por isso mantêm as propriedades nutricionais e ajudam a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas intestinais.

O trigo pode ser encontrado em forma de grãos, farelo, gérmen, farinha integral ou branca.

Aveia

A aveia é um cereal rico em fibras, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e carboidratos. A aveia possui dois tipos de fibras: as insolúveis (como a celulose) e as solúveis (as beta-glucanas), que são parcialmente digeridas pelo intestino. Ao entrar em contato com a água, essas fibras formam um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade, além de também atuar no controle da glicose e do colesterol.

A aveia também é rica em triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor.

Pode ser encontrada na forma de farinha, flocos e farelo.

Semente de abóbora

A semente de abóbora é rica em ácidos graxos mono e poli-insaturados, fibras, zinco, magnésio e potássio, além das vitaminas E, A e do complexo B. O óleo de girassol é rico em ácidos graxos ômega 9, que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, e as sementes trazem diversos benefícios como atuar no controle da pressão arterial e auxiliar no funcionamento do intestino.

As sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras. Ricas em vitamina A, as sementes e o óleo de semente de abóbora são bons para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.

A vitamina E presente nas sementes de abóbora tem ação antioxidante atuando como coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce. Além disso, as sementes de abóbora têm ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina.

Semente de amaranto

O amaranto é um grão de elevado valor nutritivo, sendo fonte de fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, cobre e manganês, além das vitaminas A, B6, K, C, folato e riboflavina. A semente de amaranto também é uma boa fonte de aminoácidos como a lisina.

O grão de amaranto contém grandes quantidades de proteínas - até 30% mais do que o trigo, o arroz e a aveia.

Fontes: Revistas Veja, VivaSaúde, sites i-LegumesForma Saudável, Doce Limão, Melhor com Saúde e Empório Viver Bem, Minha Vida, blog Marcela Carlini, Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos.

0 Comentário
Deixe seu comentário
Vai para o topo