Blog da padaria O Pão

Pão e suas histórias

Pão e suas histórias

Dos milagres aos grandes romances, o pão sempre esteve presente na história da humanidade.

  • Alimento nutritivo e saboroso, o pão nem sempre foi como o conhecemos hoje. O pão faz parte do cotidiano da humanidade há muitos séculos e é um dos primeiros alimentos preparados pelo homem. Estima-se que o pão tenha surgido há cerca de seis mil anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia. 
  • Bem diferentes dos atuais, os pães daquela época eram achatados, duros e secos. Para serem comidos, tinham que ser enxaguados em água fervendo pois tinham um sabor amargo.
  • Assados em pedra quente ou debaixo de cinzas, os pães de antigamente não levavam fermento. A levedura só foi introduzida no preparo dos pães no Egito Antigo em torno do ano 3.000 A.C.
  • O pão acabou chegando à Europa e se popularizou, as padarias surgiram na França durante o reinado de Luís XVI. O país se tornou centro mundial de fabricação de pães e seus pães estão entre os mais admirados do mundo.
  • O pão era a base da alimentação da população francesa mas a queda na produção do trigo e a alta dos preços do pão foi um dos motivos que levaram ao início da Revolução Francesa.
  • Em 1869, os turcos otomanos se preparavam para invadir Viena, na Áustria. Planejavam atingir o centro da cidade à noite, cavando galerias subterrâneas. Os padeiros vienenses, que começavam seu trabalho durante a madrugada, deram o alarme. O exército local conseguiu evitar a invasão. Aí o imperador da Áustria pediu que os padeiros fizessem um pão que tornasse o feito inesquecível. Assim nasceu o croissant, representando a lua crescente do estandarte otomano.
  • Para distrair o povo dos problemas mais sérios do Império Romano, os líderes adotaram uma política que ficou conhecida como "política do pão e circo", em que distribuíam pães e e promoviam eventos públicos para entreter a população.
  • O pão aparece em vários momentos da Bíblia, entre eles a passagem em que Jesus Cristo afirma que o pão é o seu corpo - que originou o hábito de comungar - e o momento em que ele realiza o milagre da multiplicação dos pães.
0 Comentário
Deixe seu comentário
Vai para o topo