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Grão nosso de cada dia - parte 2

Grão nosso de cada dia

Os grãos integrais são cada vez mais recomendados pelos especialistas para se obter uma alimentação equilibrada e saudável. Além de serem fontes de fibras, vitaminas e minerais, os diversos grãos e cereais possuem propriedades que ajudam a prevenir diversas doenças, entre elas o diabetes, a obesidade e as doenças cardíacas.

Alguns desses grãos são usados na produção dos pães integrais de O Pão. Descubra quais são os benefícios que essas sementes podem trazer para o funcionamento do seu organismo.

Semente de chia

Originária do sul do México, a chia possui atividade anti-inflamatória, pode auxiliar no combate à gastrite ao formar um gel que protege a mucosa do estômago, além de auxiliar na digestão por ser rica em fibras.

A semente de chia é fonte de ácidos graxos (ômega 3 e 6), cálcio, zinco, ferro e potássio, riboflavina, tiamina e niacina, conjunto de vitaminas do complexo B que atuam no metabolismo celular. Assim como a linhaça, a chia também auxilia no controle da glicemia ao tornar mais lenta a liberação de glicose no sangue, previne o envelhecimento precoce por ser rica em ômega 3, e é útil para a formação óssea.

Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.

A chia é encontrada na forma de grãos, farinha, óleo, flocos ou cápsulas.

Semente de girassol

A semente de girassol é fonte de cálcio, fósforo, potássio e magnésio, de vitaminas E e B, ácidos graxos ômega 6 e 9, magnésio, selênio, fitoesteróides e fibras. Esses componentes fazem com que a semente de girassol auxilie no bom funcionamento cerebral, na redução do mau colesterol (LDL) e tenha ação antioxidante que combate o envelhecimento precoce por ser rica em vitamina E.

A vitamina E tem um alto poder anti-inflamatório e desempenha um papel importante na prevenção das doenças cardiovasculares. Os fitoesteóides presentes nas sementes de girassol podem auxiliar na redução dos níveis de colesterol no sangue, no aumento da resposta imunológica e na diminuição do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Semente de linhaça

A semente de linhaça é considerada um alimento funcional que traz benefícios para o coração e para o trato digestivo. Rica em ômega 3, a linhaça auxilia na redução dos níveis do colesterol LDL (ruim) e no aumento os de HDL (colesterol bom)*. Suas fibras auxiliam na digestão promovendo a liberação lenta da glicose no sangue, o que pode ajudar a prevenir o diabetes e a reduzir o acúmulo de gordura no corpo.

Os grãos de linhaça são ricos em potássio, fósforo, magnésio, cálcio e fibras. A linhaça dourada é rica em ômega 3, ômega 6 e ômega 9, enquanto a linhaça marrom possui apenas ômega 3.

A linhaça também é rica em lignanas, substâncias semelhantes ao hormônio estrogênio, que podem auxiliar na proteção contra o câncer de mama e na prevenção à osteoporose.

A linhaça é encontrada na forma de grãos, farinha, óleo e suplementos.

Fontes: Revistas Veja, VivaSaúde, sites i-LegumesForma Saudável, Doce Limão, Melhor com Saúde e Empório Viver Bem, Minha Vida, blog Marcela Carlini, Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos.

* de acordo com estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, em 2009
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